DÚVIDAS? ... NO SITE OFÍCIAL DO ANO PAULINO VOCÊ ENCONTRARÁ O QUE DESEJA SABER

*********************************
Site ofícial: Anno Paolino - Basilica Papale San Paolo Fuori Le Mura, em quatro línguas, poderá ser encontrado tudo sobre o ANO PAULINO.
*********************************
.

TRANSLATOR GOOGLE

HINO DO ANO PAULINO UNE MUNDO A ROMA

Letra e música: o Hino do Ano Paulino


– Convocado por Bento XVI a partir de 29 de junho, pelo segundo milênio do nascimento do Apóstolo – está disponível on-line para internautas de todo o mundo, sem custo algum.O arcipreste da basílica papal de São Paulo Fora dos Muros – «epicentro» do próximo acontecimento da Igreja universal –, o cardeal Andrea Cordero Lanza di Montezemlo, mencionou, ao apresentar numerosas iniciativas, a composição «Se siete risorti con Cristo» («Se fostes ressuscitados com Cristo») como expressão musical do ano em torno do Apóstolo.A letra do hino se refere às cartas de Paulo aos Romanos e aos Colossenses; fácil de entoar a uma ou três vozes, a melodia pode ser acompanhada por diversos instrumentos.

Deve-se a «um monge da abadia de São Paulo Fora dos Muros, inspirada pela vida de oração e de atividade pastoral a poucos metros do túmulo do Apóstolo dos povos», apontou o purpurado.
A partitura, datada de 3 de janeiro passado, leva a assinatura do Pe. Johannes Paul Abrahamowicz O.S.B., prior da citada abadia.

O «Hino Paulino» (letra e música), a «Ladainha», e a «Representação Sacra Musical pelo Ano Paulino» podem ser baixadas desde o site:http://www.abbaziasanpaolo.net/inno.htm«Esta música não tem fins comerciais. E mais: todos os cantos são gratuitos, podem ser baixados gratuitamente», explica o Pe. Abrahamowicz à Zenit.«Não sou músico – comenta –, mas desde pequeno sempre fui muito sensível à música, e quando ouvia uma oração ou tinha um pensamento religioso ou aprofundava muito em um texto da Escritura, havia como um eco dentro de mim, que depois, chegado a um ponto, comecei a escrever.»
É a origem destas partituras paulinas. «São mais reflexões musicais; não as considero obras minhas ou composições em sentido estrito», aponta.

Para o Pe. Abrahamowicz, é fácil distinguir o traço que mais lhe impacta do Apóstolo Paulo, segundo reconhece à Zenit. O «hino paulino é uma parte de uma obra musical que escrevi, ‘O Filho de Deus’, e aí está contido aquilo que mais me impressiona: o fato de que Saulo cai por terra, e tem em suas mãos praticamente a autorização de matar cristãos; aparece Jesus Cristo Ressuscitado e constata que aqueles que estão ao seu redor não entenderam o que está acontecendo».

«Dizem: ‘Este se comporta como se estivesse cego’, [Paulo] não sabe sequer nesse momento se recuperará a vista – prossegue o prior beneditino; expressa, praticamente: ‘Estou cego, e estarei assim pelo resto da minha vida; mas a última coisa que meus olhos viram me permitiu ver mais além’.»

«Ele percebe – acrescenta –que esta autorização que tem para matar cristãos se converte em sua própria condenação de morte, assim que tem um momento de crise em que oscila entre a fuga ou ficar sozinho, mas decide: ‘Crerei neste Jesus Cristo, a quem vi; e proclamarei Jesus Cristo; agora os outros tentarão me matar, precisamente porque tenho também esta licença segundo a qual quem crê em Jesus Cristo deve ser conduzido à morte’.»

«Este é um momento que me fascina muito – afirma o Pe. Abrahamowicz. Assim, em todo o musical está presente essa passagem em que Paulo se levantará e dirá: ‘Mata-me’; ‘a última coisa que meus olhos viram será a primeira coisa que proclamarei em um mundo novo: Jesus é o Filho de Deus’. E depois começa a pregar o Filho de Deus, e esta pregação é precisamente o hino Paulino.»

Fonte: Zenit
*******************************************
Informação adicional no site da Abadia de São Paulo Fora dos Muros: file://%22http:/www.abbaziasanpaolo.net/%22, e na do Ano Paulino: file://%22http:/www.annopaolino.org/%22.

Nenhum comentário: