DÚVIDAS? ... NO SITE OFÍCIAL DO ANO PAULINO VOCÊ ENCONTRARÁ O QUE DESEJA SABER

*********************************
Site ofícial: Anno Paolino - Basilica Papale San Paolo Fuori Le Mura, em quatro línguas, poderá ser encontrado tudo sobre o ANO PAULINO.
*********************************
.

TRANSLATOR GOOGLE

BENTO XVI FALA SOBRE SÃO PAULO


AUDIÊNCIA GERAL: PAPA CONDENA VIOLÊNCIAS CONTRA CRISTÃOS NA ÍNDIA E FALA SOBRE SÃO PAULO

Cidade do Vaticano,
- Bento XVI deixou na manhã de hoje a residência Apostólica de Castel Gandolfo para retornar ao Vaticano para o encontro com os fiéis na tradicional audiência geral na Sala Paulo VI.
Depois de um período de descanso na diocese de Bolzano-Bressanone, nordeste da Itália, o pontífice realizou duas audiências gerais, nos dias 13 e 20 do corrente, na Residência Apostólica de Castel Gandolfo.
A última audiência geral realizada no Vaticano foi no dia 2 de julho último.
Na audiência de hoje o Papa retomou as catequeses paulinas, detendo-se sobre alguns pontos da biografia de São Paulo, e fez um apelo pela situação na Índia.Sobre os últimos acontecimentos naquele país o Papa disse que recebeu com profunda tristeza as notícias sobre as violências contra as comunidades cristãs no Estado indiano de Orissa, iniciadas após o deplorável assassinato do líder hindú Swami Lakshmananda Saraswati.
Até agora – disse o Santo Padre – algumas pessoas foram assassinadas e outras ficaram feridas. Ao mesmo tempo foram destruídos centros de culto, propriedades da Igreja e habitações privadas.“Enquanto condeno com firmeza todo tipo de ataque à vida humana, cuja sacralidade exige o respeito de todos, - disse o Papa - exprimo espiritual proximidade e solidariedade aos irmãos e às irmãs na fé tão duramente provados.
Peço ao Senhor que os acompanhe e os sustente neste tempo de sofrimento e que conceda a eles a força para continuarem no serviço de amor em favor de todos”. Enfim o Santo Padre convidou os líderes religiosos e as autoridades civis a trabalharem juntos a fim de restabelecer entre os membros das várias comunidades a convivência pacífica e a harmonia que sempre foram o sinal distintivo da sociedade indiana.
Momentos antes durante a catequese o Papa recordou a figura de São Paulo, o Apóstolo que nasceu em Tarso na Cilícia. Hebreu da diáspora, falava grego, apesar de ter um nome de origem latina, e tinha cidadania romana.
Talvez aprendeu de seu pai a tecer a lã para fabricar tendas de campanha, disse o Papa. Transferiu-se para Jerusalém com cerca de 12 anos, foi formado pelo Rabino Gamaliel, o Velho, nas rígidas normas do farisaísmo, mostrando um grande zelo pela Lei Mosaica, o que o levou a perseguir os cristãos.
“A sua vida experimentou uma grande mudança na estrada de Damasco, - continuou Bento XVI - chegando a ser um apóstolo incansável do Evangelho. Realizou três viagens missionárias: a primeira com Barnabé; a segunda escolheu como companheiros Silas e Timóteo.
Durante a terceira viagem Paulo foi preso em Jerusalém pelos judeus por causa de um mal-entendido”.
Após permanecer um tempo na prisão, o Procurador Porcio Festo, intercedeu junto a César e o enviou a Roma, onde passou dois anos numa casa custodiado por um soldado.Tradições sucessivas – disse ainda o Papa - falam que Paulo foi libertado e pôde realizar uma viagem a Espanha e outra ao Oriente.
Outras tradições assinalam que foi preso uma segunda vez, terminando os seus dias martirizado. Que o exemplo do Apóstolo - concluiu Bento XVI - nos sirva de estímulo constante para o nosso compromisso eclesial.Após a conclusão da audiência geral o Papa retornou de helicóptero a Castel Gandolfo. (SP)
Fonte: RV

MOSTRA DE SELOS E DE IMAGENS DE SÃO PAULO

ANO PAULINO: MOSTRA DE SELOS E DE IMAGENS DE SÃO PAULO EM SUA BASÍLICA FORA DOS MUROS
Cidade do Vaticano,
- O Ano Paulino, que o mundo filatélico está celebrando desde o dia da sua abertura, com carimbos e valores postais, será marcado a partir do próximo dia 28 até 14 de setembro, por uma exposição de selos sobre o Apóstolo dos Gentios, e por uma coletânea de pequenas imagens do apóstolo, na história da arte e na tradição religiosa popular. Promovida pela Associação Filatélica Terra Santa e pela Sociedade São Paulo, a exposição será montada na Sala Barbo da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros, patrocinadora do evento.A exposição filatélica articula-se em diversas secções temáticas: a mais extensa é dedicada naturalmente a São Paulo, as outras vão da Palestina à Roma Antiga, da Bíblia à vida de Jesus, dos Apóstolos, dos papas que assumiram o nome de Paulo, aos Institutos religiosos que se inspiram em São Paulo.Os selos foram emitidos desde o fim do século XIX até os nossos dias, por nações de todos os continentes: os mais representativos são do Estado da Cidade do Vaticano.Já as pequenas imagens que representam o Apóstolo, são impressas com várias técnicas a partir do século XVIII, muitas por ocasiões especiais ou por instituições paulinas. Pelas visões surpreendentes que oferece, a exposição “não só ilumina o passado, o presente, a cultura, a religiosidade” sobre a figura de São Paulo, mas “fala também muitas línguas e é um espelho das nossas nações”, como escreve o paulino, Padre Giancarlo Rocca, num volume bilingue, ítalo-inglês, de cerca de 100 páginas, no qual ilustra as obras apresentadas. (PL)
Fonte: RV

ANO PAULINO NA SÍRIA

ANO PAULINO NA SÍRIA
Damasco,
- A cerca de dois meses do início do Ano Paulino, prosseguem em muitas comunidades as iniciativas que celebram o evento jubilar. É o caso do milhão de cristãos residentes na Síria, que lembram, em particular, o evento da Conversão de São Paulo, ocorrido na estrada de Damasco.
A Rádio Vaticano recolheu o testemunho do Padre Antonio Musleh, religioso melquita, pároco de São João Damasceno, em Damasco: PADRE MUSLEH – O ano paulino, para os sírios e, em particular, para os damascenos, significa reviver com São Paulo, viver a sua missão.
São Paulo veio a Damasco trazendo o ódio, a raiva, a vontade de matar os cristãos e saiu da Síria levando Jesus Cristo, levando a paz a todo o mundo.
E o mundo hoje precisa da paz de Jesus. Precisamos fazer viver São Paulo dentro de nós para levar a paz de Damasco ao mundo.O padre Musleh nos oferece também um flash de como vivem os cristãos na Síria.
PADRE MUSLEH – Graças a Deus, vivemos bem. Posso dizer que a Síria é um exemplo, um modelo de convivência entre todas as comunidades religiosas, também para os não-cristãos, os muçulmanos e, quando existiam, os judeus.
O segredo desta convivência pacífica, segundo o sacerdote melquita, está na ação do governo sírio que, mesmo diante do fenômeno do fundamentalismo, soube manter o equilíbrio entre todas as comunidades religiosas.
Outro segredo está na natureza pacífica dos sírios.
Fonte: RV

ENCONTRO REFLETE O APÓSTOLO PAULO


7º Encontro de Comunicação da arquidiocese de Salvador reflete o apóstolo Paulo


Nos dias 13 e 14 de setembro, a arquidiocese de Salvador (BA) realizará a 7ª edição do Encontro Arquidiocesano de Comunicação.
Agentes de comunicação e interessados no anúncio do evangelho podem participar do evento que refletirá o tema “Paulo, comunicador do Evangelho, discípulo missionário do Salvador na cidade, para a Família e a Juventude”.
Na abertura, o arcebispo de Salvador, cardeal Geraldo Majella Agnelo, estará presente e o bispo referencial para a Comunicação do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), dom Josafá Menezes, presidirá a missa de abertura.
Informações pelo telefone (71) 4009-6688 .

Fonte: CNBB

ANO PAULINO - PAPA CONVIDADO A VISITAR DAMASCO

Bento XVI convidado a deslocar-se a Damasco durante o Ano Paulino

O Ano Paulino, inaugurado pelo papa em Junho passado na Basílica romana de São Paulo Fora dos Muros, representa para Damasco uma ocasião de diálogo entre as religiões.

De facto, a Síria, país com 90% da população muçulmana, caracteriza-se por uma forte tradição multi-religiosa, fruto de uma convivência social que tem suas origens nas raízes das primeiras comunidades cristãs nascidas na região dois mil anos atrás.

“Sempre existiu na Síria” um diálogo entre muçulmanos e cristãos: foi o que ressaltou o director da Grande Mesquita dos Omayyadi, Jamal Mustafá Arab, falando a um grupo de jornalistas europeus que se deslocaram à Síria a convite do Ministério do Turismo local e em colaboração com a Obra Romana Peregrinações.

E esse diálogo torna-se cada vez mais forte quando “nasce da experiência do viver uns com os outros, a cada dia, no seio da mesma comunidade e cultura” - acrescentou ainda Mustafá, recordando a visita de João Paulo II àquela Grande Mesquita em 2001.

Por sua vez o grão-mufti da Síria, Ahmed Badr Al Deem Hassun, sublinhou o desejo de relançar o diálogo, ao convidar Bento XVI a deslocar-se pessoalmente a Damasco por ocasião do Ano Paulino em curso.

Afirmou ele textualmente:“Damasco neste período representa a capital da cultura árabe, mas ao mesmo tempo é a capital do Ano Paulino.

São Paulo foi fulgurado justamente na estrada de Damasco, aqui foi transformado de Saulo em São Paulo. Este ano se celebra os dois mil anos do seu nascimento.

Ficaria muito contente se o Santo Padre aceitasse o nosso convite a visitar a Síria, justamente durante este Ano Paulino, ou se se pudesse realizar no Vaticano o encontro entre o grão-mufti e o Santo Padre, também para preparar essa visita, esperando que ela desempenhe um papel que nos permita plantar uma flor da paz no Oriente Médio.

”Finalmente, para o Núncio Apostólico na Síria, D. Giovanni Battista Morandini, “o Ano Paulino foi uma grande intuição”.

“E na Síria, justamente no campo do diálogo (afirmou) já se vêem frutos impossíveis de imaginar meses atrás.” Aliás, caminhar nas pegadas de São Paulo “nos dá a oportunidade de viver a experiência da fé cristã, de descobrir novamente a Igreja e de reencontrar as culturas que estão na base da conversão de Paulo.
Fonte: RV

ANO PAULINO: BISPOS ARGENTINOS PROMOVEM ENCONTRO

BISPOS ARGENTINOS PROMOVEM ENCONTRO SOBRE ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO NO ÂMBITO DO ANO PAULINO
Foto noturna da cidade de Mar del Plata - Argentina

Buenos Aires, 05 ago (RV) - Escuta e troca de experiências ecumênicas e inter-religiosas com o objetivo de colocar em comum luzes e sombras e desafios da própria realidade, e de expressar pedidos a serem feitos aos bispos ou às comissões diocesanas para melhorar o caminho do diálogo: são essas as finalidades do encontro nacional dos delegados para o ecumenismo e o diálogo inter-religioso na Argentina, que se realizará em Mar del Plata de 12 a 14 de setembro próximo.

A iniciativa é promovida pela Comissão para o ecumenismo da Conferência Episcopal Argentina que, no quadro do Ano Paulino, indicou os seguintes temas: o cristianismo e as religiões; missão e diálogo; São Paulo discípulo e missionário.Os temas serão apresentados pelo bispo auxiliar de La Plata, Dom Antonio Marino, o presbítero Gabriel Mestre, e Irmã Josefina Llach.

São muitos os encontros programados, disse o secretário executivo da referida Comissão para o ecumenismo, Pe. Fernando Giannetti: Um encontro inter-religioso organizado pela Comissão diocesana para o ecumenismo e o diálogo de Mar del Plata; um encontro com os delegados, que quer ser um espaço de escuta do qual poderão participar aqueles que assistiram precedentemente aos encontros nacionais argentinos para o ecumenismo e o diálogo, bem como os introduzidos pelos delegados de instituições e movimentos católicos.

Ademais, foi divulgado que, como todos os anos, os participantes se beneficiarão da contribuição da Comissão episcopal de ajudas às regiões em dificuldade para cobrir as despesas de transporte, de modo a favorecer a presença de um maior número de dioceses. (RL)
Fonte: RV

NA ITÁLIA ESCOTEIROS VIVEM ANO PAULINO

ESCOTEIROS ITALIANOS VIVEM ANO PAULINO COM ENTUSIASMO

Roma,
- A AGESCI, Associação Guias e Escoteiros Católicos Italianos, organizou para o Ano Paulino em andamento um denso programa de iniciativas em nível local e regional. São Paulo, com as suas Cartas, é desde sempre exemplo de espiritualidade vivida em caminho, ponto de referência para a catequese dirigida aos jovens escoteiros entre os 16 e 21 anos. A associação decidiu, neste ano, relançar a centralidade da Palavra na vida de todos os dias e se interrogou sobre o modo como São Paulo pode ainda falar aos jovens. Eis a reflexão do assistente eclesiástico nacional dos jovens escoteiros italianos, Pe. Jean Paul Lieggi, entrevistado pela Rádio Vaticano:Pe. Jean Paul Lieggi:- “Os jovens buscam coerência, precisam dela e nisso creio que são Paulo tenha muito a dizer a eles, porque é uma testemunha forte, autêntica. O próprio João Paulo II, quando encontrou os escoteiros em 1986, lhes confiou mais uma vez São Paulo como um exemplo a ser seguido.”P. Ao instituir o Ano Paulino, o pontífice ressaltou a sua dimensão ecumênica. Pode-se dizer que também os jovens são os naturais protagonistas dessa aproximação? Pe. Jean Paul Lieggi:- “Eu creio que sim. Isso me permite evidenciar outra dimensão que o escotismo nos ajuda a viver: a dimensão que nós chamamos de a fraternidade universal. Penso nos encontros mundiais, nos quais jovens e adolescentes de todas as culturas, religiões, raças e muitas vezes de populações que em suas pátrias se encontram uma ao lado da outra em conflito, nestas experiências de encontro conseguem saborear e viver a beleza de poder partilhar algo de comum. É muito bonito ver como esses jovens conseguem juntos fazer a mesma coisa: a promessa dos escoteiros.” (RL)
Fonte: RV