DÚVIDAS? ... NO SITE OFÍCIAL DO ANO PAULINO VOCÊ ENCONTRARÁ O QUE DESEJA SABER

*********************************
Site ofícial: Anno Paolino - Basilica Papale San Paolo Fuori Le Mura, em quatro línguas, poderá ser encontrado tudo sobre o ANO PAULINO.
*********************************
.

TRANSLATOR GOOGLE

O ENCONTRO ENTRE SÃO PAULO E UM JORNALISTA CHEGA AO TEATRO

O encontro entre São Paulo e um jornalista chega ao teatro

A obra “O homem de Tarso” narra os principais episódios da vida do Apóstolo dos Povos
Por Carmen Elena Villa

ROMA

- “Desculpe-me, posso aproveitar esta história para contar-lhes uma história que fiquei sabendo e quero levar ao teatro?”: desta maneira um jornalista do século XXI, após ter concluído uma pesquisa no Oriente Médio, interrompe uns atores que estão ensaiando uma obra de teatro.
Assim começa a peça “O homem de Tarso”, que traz ao cenário, de maneira muito dinâmica, as principais passagens dos Atos dos Apóstolos, assim como o conteúdo de algumas cartas paulinas para recriar a história do Apóstolo dos Gentios.
Este espetáculo, realizado pela companhia Jobel Teatro (http://www.jobelteatro.it/), pretende continuar com a comemoração do Ano Paulino, que finaliza em 29 de junho próximo, dia de São Pedro e São Paulo. Foi apresentado em Roma entre 15 e 17 de maio, no Teatro Itália.
A companhia de teatro romana busca, há dez anos, trazer ao cenário obras que transmitam valores espirituais, “desde ‘O Pequeno Príncipe’ até a Bíblia”, segundo explica seu diretor organizador, Gabriele Tozzi. A ideia é apresentá-las em um formato simples, fácil de entender para qualquer tipo de público.
Lorenzo Cognatti, diretor artístico desta companhia, procura cada ano, com a ajuda da Conferência Episcopal Italiana, os temas que podem dar pé a novas obras, de acordo com as festas estabelecidas pelo calendário litúrgico.
“Este ano Paulino foi um pretexto, mas a fascinação de Paulo foi uma fascinação forte, sobretudo para nós que trabalhamos no mundo da comunicação”, assegura Gabriele.
Desta maneira, quatro artistas, por meio da poesia, do canto e da dança, buscam recriar uma história onde o homem do presente e do passado se encontram na metade do caminho.
Gabriele assegura que a figura do jornalista foi escolhida “porque Paulo é um comunicador cujas palavras ainda são extraordinariamente atuais”.
Durante uma hora e quinze minutos, a obra apresenta a história de Paulo, desde antes de sua conversão, quando presenciou o apedrejamento de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, até o momento de sua decapitação em Roma.
A conversão no caminho para Damasco, suas viagens missionárias, suas pregações e o recital de alguns dos conteúdos de suas cartas, permitem reviver a história do apóstolo. A obra também recria momentos de dificuldade e tentações que Paulo combate e rejeita.
Após a decapitação de Paulo, há um epílogo onde o apóstolo se encontra com o jornalista frente a frente e depois se inicia o monólogo final, no qual conclui: “Isto deve ser proclamado e ensinado por ti, homem que busca sempre a justiça, a piedade, a fé, busca alcançar a vida eterna para a qual foste chamado”.

Fonte: ZENIT.org

Nenhum comentário: