DÚVIDAS? ... NO SITE OFÍCIAL DO ANO PAULINO VOCÊ ENCONTRARÁ O QUE DESEJA SABER

*********************************
Site ofícial: Anno Paolino - Basilica Papale San Paolo Fuori Le Mura, em quatro línguas, poderá ser encontrado tudo sobre o ANO PAULINO.
*********************************
.

TRANSLATOR GOOGLE

ENTREVISTA COM O PE. MARIANO WEIZENMANN, SCJ

Paulo: sempre atual e relevante
Entrevista com o pe. Mariano Weizenmann, SCJ

Por Alexandre Ribeiro
TAUBATÉ, domingo, 13 de julho de 2008.
- O Ano Paulino é «uma oportunidade extraordinária de conhecer mais e melhor Paulo e, com ele, a nós próprios como fiéis e como Igreja», afirma um biblista.
De 11 a 15 de agosto, o profº dr. Mariano Weizenmann, sacerdote do Sagrado Coração de Jesus, ministrará o curso «Paulo, discípulo e missionário que agitou o mundo», na Faculdade Dehoniana, em Taubaté (São Paulo). Ele conversou com Zenit.
--Como o senhor avalia a intenção de Bento XVI de promover um ano especial dedicado ao apóstolo Paulo?
--Pe. Mariano Weizenmann: Penso que Bento XVI individuou a grandeza que o evento tem por si mesmo. Elenco quatro motivos que por si só falam da importância de Paulo: além de Jesus (jubileu do ano 2000) e de sua Mãe Santíssima (Ano Mariano de 1987-1988), só de Paulo celebramos o bimilenário de nascimento; Paulo foi exemplarmente capaz de, por seu amor e por sua fé, subtrair Jesus à cultura judaica e torná-lo acessível a todos os povos e culturas; estamos longe de conhecer devidamente os textos de Paulo, situados no contexto em que surgiram; Paulo é talmente importante que até há quem atribua a ele a origem do cristianismo como o temos hoje. Logo, estamos diante de uma oportunidade extraordinária de conhecer mais e melhor Paulo e, com ele, a nós próprios como fiéis e como Igreja. Um homem de tamanha envergadura é um questionamento sempre atual relevante, convite à conversão e missão.
--Poderia destacar um ponto da teologia de Paulo que especialmente o cative e comentar, por favor.
--Pe. Mariano Weizenmann: Paulo, com e como os demais discípulos, porém com mais propriedade que os outros, sabe explicar e interpretar o “escândalo da Cruz”. A “staurologia” (teologia da cruz) de Paulo é algo fantástico. Impressionante como nosso Apóstolo consegue refletir esta questão em múltiplas perspectivas. De seus escritos pode-se deduzir o desenvolvimento do tema sob óticas diferentes e complementares: cristológica e teológica, trinitária e pneumatológica, salvífica e escatológica, eclesial e antropológica. A título de introdução, basta combinar o conteúdo oferecido por alguns textos paulinos como Rm 6,5-11; 1Cor 1,17-25; Gl 2,19-21; 3,13-14; 6,14; Fl 2,6-11. A cruz de Jesus torna-se caminho de luz, nela os espinhos dão lugar à floração, a destruição transforma-se me ressurreição, a morte cede lugar à vida.
Fonte: ZENIT.org

Nenhum comentário: