DÚVIDAS? ... NO SITE OFÍCIAL DO ANO PAULINO VOCÊ ENCONTRARÁ O QUE DESEJA SABER

*********************************
Site ofícial: Anno Paolino - Basilica Papale San Paolo Fuori Le Mura, em quatro línguas, poderá ser encontrado tudo sobre o ANO PAULINO.
*********************************
.

TRANSLATOR GOOGLE

PRIMEIRO MÊS DO "ANO PAULINO"

HÁ UM MÊS, BENTO XVI INAUGURAVA O “ANO PAULINO”
Cidade do Vaticano, 28 jul (RV)
- Há um mês, com a celebração das Primeiras Vésperas da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo na Basílica romana de São Paulo Fora dos Muros, o papa inaugurava o Ano Paulino na presença do patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I. Em sua homilia Bento XVI traçou o perfil do Apóstolo dos Gentios com palavras intensas.O papa quer ressaltar que a experiência de fé de São Paulo parte do encontro pessoal com Cristo, da descoberta que Cristo o ama a ponto de dar a sua vida por ele. Vejamos brevemente alguns trechos daquela homilia:“A sua fé é o ser atingido pelo amor de Jesus Cristo, um amor que o toca no íntimo e o transforma. A sua fé não é uma teoria, uma opinião sobre Deus e sobre o mundo. A sua fé é o impacto do amor de Deus sobre seu coração.”A liberdade é a palavra chave para entender São Paulo. O amor de Deus torna-se a lei da nova vida cristã. Um amor que nos torna livres:“Com o mesmo espírito Agostinho formulou a frase que depois se tornou famosa: ame e faça o que quiser. Quem ama Cristo como o amou Paulo, pode verdadeiramente fazer aquilo que quiser, porque o seu amor está unido à vontade de Cristo e assim à vontade de Deus; porque a sua vontade está ancorada na verdade e porque a sua vontade não é mais simplesmente vontade sua, arbítrio do eu autônomo, mas está integrada na liberdade de Deus e dela recebe o caminho a ser percorrido.”São Paulo _ ressalta ainda o papa _ nos faz entender bem o que significa pertencer à Igreja:“A Igreja não é uma associação que quer promover uma certa causa. Nela não se trata de uma causa. Nela se trata da pessoa de Jesus Cristo, que também como Ressuscitado permaneceu ‘carne’... Ele tem um corpo. Está pessoalmente presente em sua Igreja, ‘Cabeça e Corpo’ formam um único sujeito. Em tudo isso transparece o mistério eucarístico, no qual Cristo doa continuamente o seu Corpo e faz de nós o seu Corpo: ‘O pão que partimos não é comunhão com o Corpo de Cristo? Já que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, visto que todos participamos desse único pão’ (1 Cor 10, 16-17). Com essas palavras se dirige a nós, nesta hora, não somente Paulo, mas o próprio Senhor: como vocês foram capazes de dilacerar o meu Corpo?”Ademais, o papa recorda São Paulo como um homem que anunciou a verdade sem medo encontrando o sofrimento, a perseguição e, por fim, a morte:“Num mundo no qual a mentira é potente, a verdade se paga com o sofrimento. Quem quer livrar-se do sofrimento, mantê-lo distante de si, mantém distante a própria vida e a sua grandeza; não pode ser servidor da verdade e assim servidor da fé. Não há amor sem sofrimento _ sem o sofrimento da renúncia a si mesmos, da transformação e purificação do eu para a verdadeira liberdade. Onde não há nada pelo qual valha sofrer, também a própria vida perde o seu valor.” (RL)
Fonte: RV

Nenhum comentário: