DÚVIDAS? ... NO SITE OFÍCIAL DO ANO PAULINO VOCÊ ENCONTRARÁ O QUE DESEJA SABER

*********************************
Site ofícial: Anno Paolino - Basilica Papale San Paolo Fuori Le Mura, em quatro línguas, poderá ser encontrado tudo sobre o ANO PAULINO.
*********************************
.

TRANSLATOR GOOGLE

SÃO PAULO, "HOMEM PROFUNDAMENTE ENAMORADO DE CRISTO"

Basílica de Nossa Sra. de Guadalupe, na cidade do México.

Ano Paulino na diocese de Querétaro, México
São Paulo, «homem profundamente enamorado de Cristo»

Por Nieves San Martín
QUERÉTARO, quarta-feira, 9 de julho de 2008.
- A Diocese de Querétaro, México, abriu o Ano Jubilar Paulino com uma celebração na Igreja de São Pedro e São Paulo, em Caldereyta de Montes. O bispo, Dom Mario De Gasperín, apresentou a figura de São Paulo como «um homem profundamente enamorado de Cristo».
O bispo visitou a paróquia de São Pedro e São Paulo, em Cadereyta de Montes, que compreende 30 comunidades. A comunidade, que celebrava sua festa patronal, acolheu o bispo para celebrar solenemente a abertura do Ano Paulino.
Durante a Eucaristia, 111 fiéis receberam o sacramento da Confirmação.
Na homilia, Dom de Gaserín exaltou as figuras de São Pedro e São Paulo, duas personalidades tão diferentes, mas de tanta transcendência para a Igreja. Recordou que este é um ano de graça que o Santo Padre deu à Igreja. Ele convidou os fiéis a lerem e estudar as 2 cartas de São Pedro e as 14 de São Paulo, e a conseguir a indulgência que se concede a toda a Igreja por ocasião do ano Paulino.
Para a celebração eucarística, os fiéis levaram em procissão, das diferentes capelas e bairros da paróquia, as imagens dos santos padroeiros, que depois da celebração o bispo abençoou para que retornassem às comunidades recordando a misericórdia de Deus.
Dom De Gasperín dedicou duas de suas reflexões semanais a apresentar a figura de São Paulo.
Na primeira, citou o cardeal Juan Bautista Re, presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina, em seu prefácio à obra «Aparecida 2007. Luzes para a América Latina», que a Livraria Editora Vaticana acaba de publicar: «São Paulo se mostra, em suas cartas e nos Atos dos Apóstolos, como um homem profundamente enamorado de Cristo, convencido de que Ele é o único Salvador que traz a vida nova e definitiva ao homem».
«Paulo – acrescenta o bispo – é um modelo perfeito e um guia autorizado para cumprir a proposta que nossos bispos da América Latina nos fazem em seu documento de Aparecida: ser verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo.»
«Esperamos – conclui – que as 14 cartas de São Paulo cheguem a seu destino: à sua família e ao seu coração, que transformem e alentem sua vida cristã».
Em sua segunda reflexão, o bispo de Querétaro se centrou na cidade de origem de São Paulo: «Paulo enfeita, com seu nome, com sua vida e com seus ensinamentos sua cidade natal. Ele se sentia orgulhoso de sua cidade».
«Paulo, cidadão romano – acrescenta –, dá um esplendor a essa velha cidade, ainda que agora sua lembrança lá seja escassa. Vicissitudes ou ingratidões da história. Mas a honra que Paulo lhe conferiu se conservará sempre na memória cristã. É lei do cristão honrar sua cidade e seu povo.» «A toponímia cristã é para honrar a cidade ou o lugar – conclui Dom De Gasperín – onde o santo chega como peregrino, hóspede, missionário ou servidor. São Tiago é honrado no Chile, Cuba, Compostela e Querétaro; São Cristóvão de Havana, Santo Agostinho de Hipona, Santa Teresa de Ávila, Madre Teresa de Calcutá... Jesus não se envergonha de ser de Nazaré. O santo cristão não se apropria, mas se identifica com a cidade e com as pessoas às quais serve. Chega como graça, não como imposição. Torna-se ‘co-cidadão dos santos’, dirá Paulo, o de Tarso.»
Fonte: ZENIT.org-El Observador

Nenhum comentário: